Nome do mascote Fuleco vira a grande piada da semana

Mascote da Copa-2014, no Brasil, vira assunto nas redes sociais

Foto reprodução

A semana foi do Fuleco!

“Fuleco, golpe de mestre da FIFA. Humoristas ficaram sem piada porque ela veio pronta”, escreveu Marcelo Taz em seu Twitter. Mas não foi bem assim. Durante a semana, depois de ser anunciado o nome do tatu-bola mascote da Copa do Mundo de 2014, choveram piadas nas redes sociais, sites e blogs. O nome Fuleco se tornou um dos assuntos mais comentados dos últimos dias.  

Fuleco vem da junção das palavras FUteboL + ECOlogia. “Podia ser pior, podia ser TRAVE + ECOlogia”, escreveu um internauta. José Simão demonstrou solidariedade com o tatu-bola: “Fuleco? O tatu-bola vai entrar em auto-extinção! De vergonha e ódio!”

O novo nome logo foi identificado com aquele que usamos para definir “o orifício no final do intestino grosso por onde são eliminadas as fezes e gases intestinais”. Sabe? E aí a coisa desandou: “COMO ESTÁ O SEU FULECO?”, postou Silvio Luiz. “Pimenta no Fuleco dos outros é refresco” e “Passarinho que come pedra sabe o fuleco que tem”.

Alguns outros posts, mais “politizados”: “Um país que dá o nome do mascote de Fuleco devia perder instantaneamente o direito de sediar qualquer evento esportivo por 50 anos”, disse um tuiteiro. E outro: “Mascote Fuléco de uma Copa Fuléca em um país Fuléco onde os políticos são todos Fulécos…”

E o blog Sensacionalista criou a notícia: “Em medida preventiva, Justiça proíbe cartórios de registrarem crianças com o nome Fuleco”.

Mas, para consolar o pobre tatu-bola, um internauta deu a melhor dica: “Não esquenta não Fuleco, quando vc fizer 18 anos vai no cartório e muda de nome”

Gostei(1)Não Gostei(2)
Tags: , , , ,

Lista de Comentários

    Rayke ( Em resposta à valdomiro j. costa) - 16 de maio de 2014

    vê se aprende a escrever meu filho

    Gostei(0)Não Gostei(3)
    Responder

    Rayke - 16 de maio de 2014

    Eu não acho nada de mais em chama-lo assim pois,mesmo sendo uma criança de 11 anos ainda sei que faz sentido,por que insultar o pobrezinho
    Não esquenta não fuleco sou. seu fan numero 1 e,irei tentar inventar um fan clube só para você!!!

    Gostei(0)Não Gostei(1)
    Responder

    Jabes - 2 de janeiro de 2013

    Espero que com tudo isso e com todo investimento o Brasil não leve no Fuleco em vez de levar a Taça...

    Gostei(2)Não Gostei(0)
    Responder

    Jarbas - 19 de dezembro de 2012

    O mais legal é a explicação do nome para os gringos:

    http://whatisfuleco.com/

    Gostei(1)Não Gostei(3)
    Responder

    valdomiro j. costa - 9 de dezembro de 2012

    qeu falta de criatividade pessoa que se disem estudadas.
    e disseram que pediram ajuda pela net
    será que no brasil nao teve ninguém que conseguisse pensar em algo pouco mais criativo "DUVIDO" isso deve ser coisa
    de alguém que so quer aparecer para faser ama M. DESTA

    Gostei(2)Não Gostei(0)
    Responder

    conceição - 8 de dezembro de 2012

    Fuleco, se tatuzinho safado, vc está escasso que nem o futebol brasileiro, como eu não posso quebrar o Felipão na porrada, pelo que ele disse com os funcis do BB, eu vou esperar o fim da COPA pra me vingar. Se o Brasil perder a copa, o que eu acho bem provável, pois o Brasil hoje é campeão de queima de crack, eu vou te procurar e vou te comer assado, com farinha de mandioca. Nem que seja chorando de raiva pela derrota, mas eu te como, Fuleco! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Gostei(3)Não Gostei(0)
    Responder

    Genilton Vaillant de Sá, IWA - 8 de dezembro de 2012

    Fuleco! Que judiação! Justificam o nome como sendo fusão de futebol com ecologia (sic). Ora, “ful” de futebol é fulminante. Talvez não usaram Futeco prevendo uma maldição maior, já que “fute” significa “diabo”. Etimologicamente, Fuleco não está muito longe dessa fatalidade, pois “fu” é interjeição que indica nojo, desprezo e “leco” é um adjetivo que designa fraco, desamparado. Pressinto que a nossa querida Seleção Canarinho já esteja mesmo se sentido totalmente desolada e desalada de tudo. É pena! Com pesar e muito fulo Genilton Vaillant de Sá - Vitória-ES - genilton.sa@bol.com.br

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    Responder

    leticia - 7 de dezembro de 2012

    Posso citar uma série de tópicos a serem discutidos a cerca do fuleco (difícil usar esse nome sem que pareça um trocadilho). Em primeiro lugar, andei ouvindo umas desculpas esfarrapadas de que tal nome seria a junção de duas palavras FUtebo +ECOlogia, Se essa foi realmente a inspiração do inventivo publicitário, de onde ele tirou a letra "L"? do Fuleco? Em segundo, se isso não foi uma grosseira tentativa de desmoralização nacional, porque não fizeram a campanha de escolha do nome em duas etapas como em outras oportunidades,onde primeiro se ouvem as sugestões de todos e depois uma votação escolhe entre as preferências do povo? Ao invés disso nos deram grotescas e limitadas opções onde fuleco era estéticamente a menos ruim, nem se deram ao trabalho, ou tiveram respeito com a nação, de pesquisar o nome escolhido (ou já sabiam e acharam que o povo é imbecil e limitado demais para perceber.
    Quanto a imposição do nome aos brasileiros foi um golpe de mestre, fica dificil fazer uma campanha de mobilização nacional pela mudança do nome do animalzinho já que isso significa pedia a todos os brasileiros que compartilhem o fuleco.
    A piada nacional não para por aí. Não vamos ter arrecadação com a venda do pobre tatuzinho. imagine uma mãe que comprou o mascotezinho para agadar o filhinho, ao reparar que ele não empresta o brinquedo aos amigos, o que ela pode dizer? "Filho, não seja egoista, deixe os outros garotos brincarem com o seu fuleco...
    E quanto ao perigo, depois de tanta campanha de concientização, já repararam nos blogs e redes sociais quanta gente esta compartilhando o fuleco sem usar camisinha?
    E no aspécto econômico essa escolha também não foi nada acertada. Já ouvi falar que a FIFA, numa campanha conjunta com a Rede Globo vão ser obrigados a distribuir grande quantidade de camisinhas para os torcedores que vieram prestigiar o fuleco dos brasileiros.
    Até publiquei uma foto do Fuleco no meu face, depois fiquei na dúvida quanto a participar da campanha do fuleco, não tenho certeza se estou dentro ou se estou fora. Resolvi o problema com o seguinte aviso: "Caros amigos, peço o favor de não compartilharem essa imagem, esse fuleco é meu e eu não estou disposta a compartilhar com ninguém. Cada um que compartilhe o seu.
    Bem, se o mascote é o símbolo, a cara que o pais mostra ao mundo, dessa vez deram uma volta até nos políticos, FMI e tantos outros, quem diria que ia ser justamente o nosso futebol que ia nos deixar com cara de bunda. Pensando bem, a seleção já vinha fazendo isso com sucesso!

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    Responder

    Eduardo de Paula Barreto - 3 de dezembro de 2012

    FULECO

    Nasci como tatu-bola
    Mas por causa da Copa
    Me batizaram de Fuleco
    Já que era para humilhar
    Porque não me chamar
    Simplesmente de Treco?

    Eu sou a cara do Brasil
    Ou será que ninguém viu
    O peso desse meu casco?
    Vivo numa luta diária
    E devido às dívidas várias
    Estou sempre no buraco.

    A minha única defesa
    Para não virar presa
    É em bola me transformar
    E quando a molecada
    Me chuta numa pelada
    Basta esperar o jogo acabar.

    Sou um bicho brasileiro
    E receberei hospitaleiro
    Quem vier para a competição
    Mas mudem este horrível nome
    Porque ele só promove
    A minha inevitável extinção.

    Eduardo de Paula Barreto

    Gostei(8)Não Gostei(1)
    Responder

    luiz augusto juk - 2 de dezembro de 2012

    A PROF SUSAN BLUM MOURA, em Curitiba, DESCOBRIU UM ENORME E IMPERDOÁVEL ATO FALHO QUANDO DA SUGESTÃO DO NOME FULECO PARA O MASCOTE: FULECAR NO DICIONÁRIO SIGNIFICA "PERDER, AO JOGO, TODO O DINHEIRO GANHO". PEÇO PORTANTO, QUE PARTA DESTA EMPRESA, UMA CAMPANHA PARA MUDAR O NOME. QUEREMOS TODOS, SOMENTE TATU BOLA.
    No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Fuleco é um apelido para o ânus.
    Vai tomar no fuleco!
    fuleco de bêbado não tem dono.
    Quem tem fuleco tem medo
    Passarinho que come pedra sabe o fuleco que tem.

    No Nordeste, Fuleco é uma variação de Fuleira, Fulero, Fuleragem entre outros BEM conhecidos no Nordeste e que tem os seguintes significados:

    Coisa ruim, de baixa qualidade, inferior, fraco, incapaz, duvidoso...

    -Mas que evento fuleco é esse heim?
    -Que jogo fuleco ! Você assistiu?
    -Cuidado, esse cara é muito fuleco.

    Gostei(0)Não Gostei(0)
    Responder

Deixe um comentário

  • (will not be published)

XHTML: Você pode usar as tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>